A professora de Matemática Lílian Santana e os Monitores do Laboratório de Ciências: Tainar Batista, Denis Fernandes, Erlânia Rodrigues e Rosimeire Alves, desenvolvem um projeto de aulas de xadrez em todas as turmas da escola, com o objetivo de desenvolver habilidades em diversos níveis. Sobre o aspecto do raciocínio lógico, no jogo de xadrez, o estudante passa a ter contato com diversos exercícios que lhe são propostos, nos quais deve buscar a melhor combinação dos lances a serem realizados, tendo a sua frente inúmeras possibilidades.
Segundo Borin (1996) os jogos auxiliam também na descentralização, que consiste em desenvolver a capacidade de ver algo a partir de um ponto de vista que difere do seu, bem como potencializa a linguagem, a criatividade e raciocínio dedutivo, exigidos na escolha de uma jogada e na argumentação necessária durante a troca de informações. Grau (1973) ressalta que numa partida de xadrez são exercitadas duas visões de grande importância para o desenvolvimento da capacidade de abstração: a visão imediata e a visão mediata.
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