O objetivo do Ano Internacional da Química é celebrar as contribuições da química para o bem-estar da humanidade. A química é fundamental para a nossa compreensão do mundo e do cosmos. As transformações moleculares são centrais para a produção de alimentos, medicina, combustíveis e inúmeros produtos manufaturados e naturais. A programação do Ano Internacional da Química também será inserida nas atividades da Década da Educação e do Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), estabelecida pela UNESCO. Assim, as atividades programadas para 2011 darão ênfase à importância da química para os recursos naturais sustentáveis. Além disso, no ano 2011 comemora-se o 100º aniversário do Prêmio Nobel em Química para Marie Sklodowska Curie, o que, de acordo com os organizadores, motivará uma celebração pela contribuição das mulheres à ciência.
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quarta-feira, 29 de junho de 2011
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Aula Prática de Calorimetria
Capacidade Térmica do Calorímetro
Todos já ouviram falar em calor, em um dia quente as pessoas sentem calor. Este e outros conceitos são estudados na física e nem sempre a idéia formulada no senso comum coincide com conceito formalizado e físico. O frio não existe conceitualmente quando estuda-se termodinâmica. O calor e o frio que todos conhecem está associado à sensação térmica. A física explicaria estas sensações respectivamente como perda e absorção de calor. É por esses “enganos” que é necessário que se conheça alguns conceitos que fazem parte da termodinâmica.
CALOR: é a energia térmica em trânsito de um corpo para outro devido a diferença de temperatura entre estes.
SISTEMA ISOLADO: aquele que não absorve e nem cede calor ao meio externo. As trocas de calor existentes são entre as substâncias ou corpos constituintes do sistema.
LEI ZERO DA TERMODIÂMICA (EQUILIBRIO TÉRMICO): Se dois corpos, A e B estão em equilíbrio térmico, e um terceiro corpo, C está em equilíbrio térmico com B, então, todos estarão em equilíbrio térmico (mesma temperatura).
CAPACIDADE CALORÍFICA: quando dois corpos diferentes recebem a mesma quantidade de calor a variação de temperatura será diferente, logo possuem capacidade de armazenar calorias diferentes. A Capacidade Calorífica ou Capacidade Térmica (C) de um corpo que cede ou recebe uma quantidade (Q) de calor e sofre uma variação na sua temperatura Δɵ, é: C= Q /Δɵ
O QUE É CALORÍMETRO?
É o dispositivo usado para estudar trocas de calor entre. O calorímetro ideal é aquele que não permite trocas de calor com o meio externo. Para isso é composto de paredes de isopor para isolá-lo termicamente do exterior.
O ideal seria que o dispositivo não trocasse calor, de modo algum com o ambiente. Na prática, porém, o isolamento do recipiente que contém a água apenas reduz a um mínimo a troca de calor. Quando se emerge um corpo quente na água do calorímetro, aquece tanto a água quanto o recipiente, a parte imersa do termômetro e a camada de material isolante térmico em contato com o recipiente. Desse modo, nem todo o calor é utilizado para aquecimento da água.
Então, trata-se o calorímetro como se fosse feito de água. É possível, desse modo, determinar uma quantidade de água ideal, equivalente àquela parte do calorímetro que é aquecida. O que é conhecido com equivalente em água do calorímetro.
COMO MONTAR O EQUIPAMENTO?
- Nesta prática você necessita de um calorímetro, dois termômetros, 50 ml de água a temperatura ambiente, 50 ml de água a 10ºC acima ou abaixo da temperatura ambiente.
- Monte o dispositivo acoplando o termômetro no orifício da rolha como mostra a imagem:
COMO REALIZAR A EXPERIÊNCIA?
- Coloque no calorímetro 50 ml de água a temperatura ambiente.
- Meça a temperatura do sistema calorímetro-água e anote na TABELA 1.
- Aqueça 50 ml de água + 10 C acima da temperatura medida no sistema calorímetro-água.
- Adicione a água aquecida ao calorímetro e meça a temperatura de equilíbrio anotando na TABELA 1.
Sistema Calorímetro-água _______________ _______________ _______________ _______________ | 50 ml de água __________ __________ __________ __________ | Equilíbrio Térmico _________ _________ _________ _________ | Equivalente em água do calorímetro __________________ __________________ __________________ |
PENSANDO A RESPEITO...
1. Qual a capacidade calorífica do calorímetro?
1. Qual a capacidade calorífica do calorímetro?
2. Explique o que significa Equivalente Água?
3. Sabe-se que o calorímetro não é ideal. Comente as possíveis trocas de calor que possam ocorrer com o meio externo?
4. O que é Capacidade Calorífica e Calor Especifico? Qual a relação entre estes conceitos?
Aulas de Xadrez Desenvolvem Habilidades em Diversos Níveis
A professora de Matemática Lílian Santana e os Monitores do Laboratório de Ciências: Tainar Batista, Denis Fernandes, Erlânia Rodrigues e Rosimeire Alves, desenvolvem um projeto de aulas de xadrez em todas as turmas da escola, com o objetivo de desenvolver habilidades em diversos níveis. Sobre o aspecto do raciocínio lógico, no jogo de xadrez, o estudante passa a ter contato com diversos exercícios que lhe são propostos, nos quais deve buscar a melhor combinação dos lances a serem realizados, tendo a sua frente inúmeras possibilidades.
Segundo Borin (1996) os jogos auxiliam também na descentralização, que consiste em desenvolver a capacidade de ver algo a partir de um ponto de vista que difere do seu, bem como potencializa a linguagem, a criatividade e raciocínio dedutivo, exigidos na escolha de uma jogada e na argumentação necessária durante a troca de informações. Grau (1973) ressalta que numa partida de xadrez são exercitadas duas visões de grande importância para o desenvolvimento da capacidade de abstração: a visão imediata e a visão mediata.
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